Exercícios de fixação
1- Releia o texto e procure “atualizar” as expressões a seguir.Utilize palavras e frases de sua linguagem do dia-a-dia;valem até mesmo as gírias.
a) faziam-lhes pé-de-alferes:
b) arrastando a asa:
c) ficavam debaixo do balaio:
d) levavam tábua:
e) ensinar o padre-nosso ao vigário:
f) as meninas eram umas tetéias:
2- Há,no texto,alguma frase ou expressão que você e as outras pessoas de sua faixa etária utilizem para se comunicar?Se houver,transcreva-a.
3- Transcreva uma expressão que,pela estranheza,você julga ser a mais antiga do texto.
4- Suponha que um amigo seu arranje uma namorada e,conversando com você,diga que ela é “mimosa e prendada”.Como você reagiria diante da forma de falar de seu amigo?
5- Indique se os trechos a seguir são exemplo de variação histórica,geográfica ou sociocultural.
a) “O que dexa a gente triste é fica veio.A gente ansim é maio custoso,né?Tem que te um ranchinho pra gente incostá,né?É triste anda ca mala na cacunda,quando vem a noitinha.A gente não sabe agardecê quanto é bão te o ranchinho da gente,né? (Juca da Toca,81 anos,morador de uma caverna de pedra numa serra de Minas Gerais.)
b) “Por essa mancebo algum podia esperar.Observe que supimpa:preços do tempo do Onça,atendimento cordial e costumeiro de nossa equipe,e descontos de lascar o cano quando você traz pra gente objetos do tempo em que farmácia se escrevia com ph.” (Trecho de texto publicitário de uma concessionária de veículos).
c) “Axé,Brasil.
A Toyota homenageia os 500 anos deste país trilegal com um bocadinho de presentes que a galera vai adorar,me!” (anúncio da Toyota)
Nenhum comentário:
Postar um comentário