Advérbio
É a palavra
invariável que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, acrescentando
circunstância de lugar, tempo,intensidade,modo,afirmação,negação,dúvida...
O advérbio quando modifica o verbo pode indicar
circunstância,lugar,dúvida,afirmação,
Intensidade,modo,negação,tempo...Quando
modifica alem do verbo,o
adjetivo ou outro advérbio só pode indicar
intensidade.
Veja o quadro abaixo com uma lista
dos principais advérbios.
AFIRMAÇÃO
|
sim,deveras,certamente,
efetivamente,incontestavelmente
|
DÚVIDA
|
talvez,decerto,porventura,acaso,
provavelmente,possivelmente etc.
|
INTENSIDADE
|
muito,pouco,bastante,mais,menos,
demais,tanto,tão,quão,meio etc.
|
LUGAR
|
aqui,ali,aí,cá,lá,atrás,perto,longe,
junto,abaixo,debaixo,acima,fora,
adiante,dentro,além etc.
|
MODO
|
bem,mal,assim,depressa,devagar
e a maior parte dos que terminam
em –mente:Ca malmente,
tristemente,rapidamente etc.
|
NEGAÇÃO
|
não
|
TEMPO
|
hoje,amanhã,ontem,breve,logo,
antes,depois,agora,já,sempre,
nunca,jamais,cedo,tarde,outrora,
diariamente,anualmente,
antigamente,novamente etc.
|
Fique por dentro: Palavra invariável é aquela que não
sofre modificação para indicar gênero,número,pessoa,tempo,modo.As classes
gramaticais invariáveis são: preposição,
advérbio,conjunção,interjeição.
Locução adverbial é uma expressão formada de duas ou
mais palavras, com a mesma função do advérbio, que exprime uma circunstância.
As
palavras onde,como,quando,por que... empregadas em frases interrogativas
(diretas e indiretas),expressando circunstâncias de
lugar,tempo,modo,causa...são advérbios interrogativos.
Atividades
1- Você é craque em adivinhar? Então,
responda.
a)Por que o prego tem dores de
cabeça?
b)Como se aponta lápis de cor?
c)Quando um cofrinho deve fazer
exercícios?
d)Onde o mar descansa ao se sentir
cansado?
2-Leia as frases e separe os
advérbios indicando a circunstância que eles expressam.
a) Diziam que lá, naquela velha casa,
havia fantasmas.
b)Alguns pais não compareceram à
reunião.
c)Os rapazes já caminhavam longe.
d)Os meninos vieram de novo fazer-lhe
uma visita.
e)Jairo chamava o cachorro aos
berros.
3- Substitua a locução adverbial
destacada por um advérbio equivalente, terminado em –mente,indicando a
circunstância.
a)Todos os dias, eu e meus amigos trocamos mensagens pela internet.
b)A mãe saiu com cuidado do quarto para não acordar o bebê.
c)Com certeza,Manoel testemunhará a favor de seu irmão.
4-Complete com as flechas
classificando as palavras.
a)Carina agiu certo, porque tomou atitude
certa na hora certa.
b)Falava muito rápido, por isso ninguém prestava muita atenção.
c)Há muitas coisas pouco
úteis que custam muito caro.
5-Leia.
Profª.: Por que você está atrasado?
André: Por causa da placa,
professora.
Profª.: Que placa?
André: A placa que diz “Escola, devagar”.
Donald Buchweitz.Coleção 50
piadas.Ética,Ciranda Cultural.
a) O humor desta piada está no
emprego e na interpretação dada a um advérbio.Retire-o do texto e
classifique-o.
b)Como André interpretou o que estava
escrito na placa?
c)Como deve ser realmente
interpretado o que está escrito na placa?
d)Agora retire da piada:
- uma locução adverbial de causa.
- um advérbio interrogativo de causa.
cade as respostas ?
ResponderExcluirachei bem legal aprendi facilmente otimo eu so queria que colocasse as respostas
ResponderExcluirbomm
ResponderExcluirbom mais poderia colocar as respostas
ResponderExcluirQuero também saber a onde está a resposta
ResponderExcluirCadê as respostas
ResponderExcluir