Exemplos:
- Andei por duas quadras.
- Fui a segunda colocada no concurso.
- Comi um quarto da pizza.
- Tenho triplo da idade de meu filho.
- Andei por duas quadras.
- Fui a segunda colocada no concurso.
- Comi um quarto da pizza.
- Tenho triplo da idade de meu filho.
Classificação do
numeral: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.
CARDINAL
Indica quantidade,
serve para fazer a contagem.
ORDINAL
Expressa ordem.
MULTIPLICATIVO
Indica multiplicação.
FRACIONÁRIO
Expressa divisão,
fração e partes.
COLETIVO
Indica um conjunto.
Exemplo: centena, dúzia, dezena, década e milheiro.
*Observação: “zero” e
“ambos” são considerados como numerais.
Diferença entre um
artigo e o um numeral, um artigo indica indefinição do substantivo e o um
numeral indica quantidade do substantivo.
Flexão dos numerais:
Alguns variam em gênero e número.
Dois – duas
segundo – segunda
Dois – duas
segundo – segunda
Com funções adjetivas
são variáveis.
- Ficou em coma por tomar doses triplas de veneno.
- Ficou em coma por tomar doses triplas de veneno.
Números fracionários.
É meio-dia e meia (hora).
É meio-dia e meia (hora).
Cardinais
|
Ordinais
|
Multiplicativos
|
Fracionários
|
um
|
primeiro
|
-
|
-
|
dois
|
segundo
|
dobro, duplo
|
meio
|
três
|
terceiro
|
triplo, tríplice
|
terço
|
quatro
|
quarto
|
quádruplo
|
quarto
|
cinco
|
quinto
|
quíntuplo
|
quinto
|
seis
|
sexto
|
sêxtuplo
|
sexto
|
sete
|
sétimo
|
sétuplo
|
sétimo
|
oito
|
oitavo
|
óctuplo
|
oitavo
|
nove
|
nono
|
nônuplo
|
nono
|
dez
|
décimo
|
décuplo
|
décimo
|
onze
|
décimo primeiro
|
-
|
onze avos
|
doze
|
décimo segundo
|
-
|
doze avos
|
treze
|
décimo terceiro
|
-
|
treze avos
|
catorze
|
décimo quarto
|
-
|
catorze avos
|
quinze
|
décimo quinto
|
-
|
quinze avos
|
dezesseis
|
décimo sexto
|
-
|
dezesseis avos
|
dezessete
|
décimo sétimo
|
-
|
dezessete avos
|
dezoito
|
décimo oitavo
|
-
|
dezoito avos
|
dezenove
|
décimo nono
|
-
|
dezenove avos
|
vinte
|
vigésimo
|
-
|
vinte avos
|
trinta
|
trigésimo
|
-
|
trinta avos
|
quarenta
|
quadragésimo
|
-
|
quarenta avos
|
cinqüenta
|
qüinquagésimo
|
-
|
cinqüenta avos
|
sessenta
|
sexagésimo
|
-
|
sessenta avos
|
setenta
|
septuagésimo
|
-
|
setenta avos
|
oitenta
|
octogésimo
|
-
|
oitenta avos
|
noventa
|
nonagésimo
|
-
|
noventa avos
|
cem
|
centésimo
|
cêntuplo
|
centésimo
|
duzentos
|
ducentésimo
|
-
|
ducentésimo
|
trezentos
|
trecentésimo
|
-
|
trecentésimo
|
quatrocentos
|
quadringentésimo
|
-
|
quadringentésimo
|
quinhentos
|
qüingentésimo
|
-
|
qüingentésimo
|
seiscentos
|
sexcentésimo
|
-
|
sexcentésimo
|
setecentos
|
septingentésimo
|
-
|
septingentésimo
|
oitocentos
|
octingentésimo
|
-
|
octingentésimo
|
novecentos
|
nongentésimo ou noningentésimo
|
-
|
nongentésimo
|
mil
|
milésimo
|
-
|
milésimo
|
milhão
|
milionésimo
|
-
|
milionésimo
|
bilhão
|
bilionésimo
|
-
|
bilionésimo
|
Tabela de Algarismos
Romanos
I - 1
II - 2 III - 3 IV - 4 V - 5 VI - 6 VII - 7 VIII - 8 IX - 9 X - 10 |
XI - 11
XII - 12 XIII - 13 XIV - 14 XV - 15 XVI - 16 XVII - 17 XVIII - 18 XIX - 19 |
XX - 20
XXX - 30 XL - 40 L - 50 LX - 60 LXX - 70 LXXX - 80 XC - 90 |
C - 100
CC - 200 CCC - 300 CD - 400 D - 500 DC - 600 DCC - 700 DCCC - 800 CM - 900 |
M - 1000
MM - 2000 |
Exercícios
Escreva (A)
para artigo e (N) para numeral.
( ) Recife, capital de Pernambuco, é uma linda
cidade.
( ) Viajei durante um mês inteiro, e você,
durante quase dois.
( )Meu apartamento fica no bloco um.
( )Um menino passou correndo por ali.
( ) Este corredor tem um metro de largura.
( ) Quantos livros eu li? Apenas um.
( ) Eu lhe dei
um gatinho de presente de aniversário.
Leia os
textos a seguir em que foram empregados numerais.
A- Sanduíche
italiano (4 porções)
240 g de pão
180 g de
mortadela em fatias
1 tomate
cortado em rodelas
½ pimentão
cortado em rodelas
8 azeitonas
pretas, cortadas em tirinhas
2 colheres
de chá de azeite
Orégano
Modo de
fazer
Corte o pão
ao meio e depois em 4 partes.
Divida os
ingredientes sobre pedaços de pão.Regue com azeite, salpique o orégano e cubra
com as outras metades de pão.
B- Médicos
loucos
Dois loucos
brincam de médico:
- Doutor,
estou desesperado!
Eu acho que
sou três.Não sei mais o que fazer...
- Calma!
Deita aí que nós sete vamos resolver o caso!
Seleção
de piadas, ano 3, nº 17.São Paulo, Escala.
Responda às
questões sobre os textos, observando o emprego do numeral.
a)
Identifique os tipos de textos
A
B
b) Qual é o
objetivo de cada um?
A
B
c) Circule
nos textos os numerais e classifique-os.
A
B
d) Esses
textos teriam o mesmo efeito sem os numerais? Por quê?
A
B
e) Esses
textos tem interesse para que tipo de leitor?
A
B
f) Você é um
leitor interessado nesses tipos de textos? Por quê?
A
B
Nenhum comentário:
Postar um comentário