Trabalho de
Gramática 2º ano/2º trimestre (valor 6,0)
1- Classifique o sujeito dos verbos
em destaque.
a)”Bateram à
minha porta/Fui abrir/Não vi ninguém.”
_______________________________________________________________________________
b)”O carro
partiu.Ao dobrar a primeira esquina,derrapou como os gangsters de filme.”
_______________________________________________________________________________
c)”Por toda
a belle époque,até 1920,por aí,o
marido,a mulher,os namorados brincavam com a morte.Sem desconfiar.
________________________________________________________________________________
d)”Nunca
houve cometa igual,assim terrível,desdenhoso e belo.”
________________________________________________________________________________
2-Certa
ocasião,um ministro da Educação disse em uma entrevista à imprensa:
“Eu não sou ministro,estou ministro.”
Pouco tempo
depois de fazer essa afirmação,ele deixou o cargo.
a)Como se
classificam os verbos dessas duas orações? Justifique.
__________________________________________________________________________________.
b)O fato de
o ministro ter deixado o cargo confirma ou contradiz o conteúdo da afirmação
que ele fizera? Justifique.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
3-Nas
orações a seguir,indique se o termo em destaque funciona como objeto direto ou
objeto indireto.
a)À tarde,o
vaqueiro reunia todo o rebanho.
b)Esses
raríssimos documentos pertencem a um colecionador inglês.
c)A empresa
propôs um acordo salarial aos empregados.
d)O técnico
do time deu outra oportunidade ao jovem goleiro.
4-Identifique
os adjuntos adnominais associados aos nomes em destaque nas orações a seguir.
a)Os dois
enormes ipês floridos dominavam a calma paisagem da praça.
b)Todos os convidados
do ambaixador se surpreendiam com a exótica decoração da mansão.
c)As
tétricas sepulturas negras do cemitério eram continuamente vigiadas por
alguns zelosos fantasmas.
5-O vocativo,além de ser o termo por
meio do qual o falante chama pelo nome,apelido,característica etc. a pessoa a
quem se dirige pode revelar se a relação entre ele e o interlocutor é de
respeito,afetividade,ironia,etc.
Nas orações
a seguir,identifique o vocativo e aponte o tipo de relação que se estabelece em
cada caso.
a)Acontece,queridinha,que sou mais
bonita e mais rica que você!
b)Tenho notado,meu amigo,uma certa
desesperança em suas palavras.
c)”Eu não ofendi o Senhor,seu canoeiro!”
c)”Eu não ofendi o Senhor,seu canoeiro!”
6- Leia este trecho do romance Quincas Borba,de Machadoi de Assis.
“Que abismo que há entre o espírito e
o coração!O espírito do ex-professor,vexado daquele pensamento,arrepiou
caminho,buscou outro assunto,uma canoa que ia pasando;o coração,porém,deixou-se
estar a bater de alegria.Que lhe importa a canoa nem o canoeiro que os olhos de
Rubião acompanham,arregalados?Ele,coração,vai dizendo que,uma vez que mana
Piedade tinha de morrer,foi bom que não casasse [...]”.
No trecho há dois
apostos.Transcreva-os.
_________________________________________________________________________________.
Nenhum comentário:
Postar um comentário