Atividade de Leitura
e Interpretação de texto
O padeiro
Rubem Braga
Enquanto tomo café vou me
lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o
pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os
moradores, avisava gritando:
-
Não é ninguém, é o padeiro!
Interroguei-o
uma vez: como tivera a idéia de gritar aquilo?
“Então
você não é ninguém?”
Ele
abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes
lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada
ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando
quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: ”não é ninguém,
não senhora, é o padeiro”. Assim ficara sabendo que não era ninguém...
Ele
me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. Eu não quis
dete-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos
importante. Naquele tempo eu também, como os padeiros, fazia o trabalho
noturno. Era pela madrugada que deixava a redação de jornal, quase sempre
depois de uma passagem pela oficina – e muitas vezes saia já levando na mão um
dos primeiros exemplares rodados, o jornal ainda quentinho da máquina, como pão
saído do forno.
Ah,
eu era rapaz, eu era rapaz naquele tempo! E às vezes me julgava importante
porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu
escrevera sem assinar, ia uma crônica ou artigo com o meu nome. O jornal e o
pão estariam bem cedinho na porta de cada lar; e dentro do meu coração eu
recebi a lição de humildade daquele homem entre todos útil e entre todos
alegre; “não é ninguém, é o padeiro!”
E
assobiava pelas escadas.
Compreensão
do Texto
1- O texto pode ser dividido em três
partes. Determine onde começa e onde termina cada parte:
1ª parte –
Um homem modesto
Do início até
__________________________________________________.
2ª
parte – Um homem que se julgava importante
De _____________________________
até ________________________.
3ª
parte – A lição de humildade
De
__________________________________________ até o fim.
2 – Observe os títulos das partes
do texto no exercício anterior e responda:
a) Quem é o homem modesto?
________________________________________.
b) Quem é o homem que se julgava
importante?
_______________________________________.
c) Qual foi a lição de humildade
recebida?
________________________________________.
3 – Complete o esquema, mostrando
em que fato se fundamenta a opinião do autor sobre o padeiro:
FATO EM QUE SE
OPINIÃO
FUNDAMENTA A OPINÃO
O padeiro era um
homem humilde.
4- Copie:
a) o período em que o autor
mostra que achava o padeiro mais importante que ele:
_________________________________________________________________
________________________________________________________________.
b) a expressão em que o autor
mostra que considerava o padeiro o mais útil dos homens:
_______________________________________________________________.
5- Que justificativa teria o
autor para cada uma dessas suas opiniões? Complete o esquema:
OPINIÃO JUSTIFICATIVA
O padeiro era mais importante
que ele, jornalista.
OPINIÃO
JUSTIFICATIVA
O padeiro era um homem
Entre todos útil.
6 – O autor considerava-se um
colega do padeiro, embora menos importante. Por quê? Indique as duas respostas
certas:
( ) Ambos eram considerados “ninguém” pelos
moradores das casas.
( ) Ambos trabalhavam durante a noite.
( ) Ambos produziam coisas que chegavam cedo
nas casas.
( ) Ambos se orgulhavam do que faziam.
7- No texto, o autor aponta duas
semelhanças entre o jornal e o pão. Copie os trechos.
1ª semelhança
________________________________________________________.
2ª semelhança
________________________________________________________.
8 – O autor afirma: “... às vezes
me julgava importante...”. Em que momento ele se sentia assim?
9 – Entre os títulos abaixo,
grife o que também seria adequado ao texto:
O trabalho noturno Uma lição de humildade
O pão e o jornal Um homem alegre
10 – Em sua opinião o padeiro
está certo em conformar-se com ser considerado “ninguém? Justifique sua
resposta.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________.
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