Lembrança do mundo antigo
Clara passeava no jardim com as crianças.
O céu era verde sobre o gramado,
a água era dourada sob as pontes,
outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,
a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranqüilo em
redor de Clara.
As crianças olhavam para o céu:? Não era proibido.
A boca, o nariz, os olhos estavam abertos. Não havia perigo.
Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os
insetos.
Clara tinha medo de perder o bonde das 11horas,
esperava cartas que custavam a chegar,
nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim,
pela manhã!!!
Havia jardins, havia manhãs naquele tempo!!!
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.Poesia
completa e prosa.Rio de Janeiro:José Aguilar, 1973.
Análise da leitura
1- Quando esse poema foi publicado, o mundo passava pela
Segunda Guerra Mundial.A China, que também participava da guerra, enfrentava há
anos uma terrível guerra civil.
Na fase de sua carreira em que elaborou esse poema, Drummond
escrevia a respeito dos problemas no mundo, das questões sociais. A partir da
leitura do poema, responda: o que estaria sendo criticado nesse poema?
2- Como você sabe, um poema é um texto organizado em versos.
a) No texto de Drummond, os versos são rimados ou brancos?
b) Observe atentamente a pontuação no poema.Os versos de 2 a
6 são separados por vírgulas.Que efeito é produzido por essa pontuação e qual a
relação com o conteúdo dos versos?
3- A leitura do texto permite identificar saudosismo do eu
lírico.
a)Na sua opinião, por que o eu lírico fez um retorno ao
“mundo antigo”?
b) Nos quatro primeiros versos, o eu lírico destacou o
colorido que havia na natureza.O que poderia ter causado a alteração desse
colorido?
4- Nos versos 5 e 6, o eu lírico fala do guarda-civil que
sorria e da menina que pisava na relva para pegar um pássaro.O que poderia ter
mudado com o tempo em relação a esses elementos?
5- No texto, o narrador menciona o nome de duas potências
mundiais: a Alemanha e a China.Qual é a situação desses países atualmente?
6- Leia novamente o verso a seguir em que o eu lírico referiu-se
a determinados perigos do mundo antigo.
“Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os
insetos.”
a) Considerando-se que o poema foi escrito em 1940, que
perigos o eu lírico poderia ter de enfrentar?
b) Em sua opinião, quais seriam os perigos do mundo atual?
7- Para o eu lírico, não havia muitos problemas no mundo
antigo.Contudo, o mundo já havia passado por outras guerras civis e também pela
Primeira Guerra Mundial.
Em sua opinião, seria ilusão o eu lírico imaginar que o
mundo antigo era melhor?
8- Releia estes versos.
“Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas,
esperava cartas que custavam a chegar,
nem sempre podia usar vestido novo.Mas passeava no jardim,
pela manhã!!!”
a) Por que Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas?
b) Por que as cartas demoravam a chegar?
c) O que o fato de que Clara nem sempre podia usar vestido
novo indica?
9- A conjunção mas estabelece
oposição.Veja:
tinha medo de perder o bonde}
esperava cartas} mas passeava no jardim pela manhã
não podia usar vestido novo}
Passear pelo jardim, para o eu lírico, é algo bom ou ruim?
10- No último verso, o que podem representar as manhãs? Por
quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário