Modernismo no Brasil
O modernismo no Brasil teve como marco
inicial a Semana de
Arte Moderna, em 1922, momento marcado pela efervescência de novas ideias
e modelos.
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Libertação estética;
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Ruptura com o tradicionalismo;
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Experimentações artísticas;
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Liberdade formal (versos livres, abandono das formas fixas, ausência de
pontuação);
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Linguagem com humor;
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Valorização do cotidiano.
Principais Autores
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Oswald de Andrade (1890-1954)
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Mário de Andrade (1893-1945)
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Manuel
Bandeira (1886-1968)
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Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)
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Rachel de Queiroz (1902-2003)
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Jorge
Amado (1912-2001)
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Érico
Veríssimo (1905-1975)
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Graciliano Ramos (1892-1953)
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Vinícius de Moraes (1913-1980)
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Cecília Meireles (1901-1964)
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João Cabral de Melo Neto (1920-1999)
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Clarice Lispector (1920-1977)
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Guimarães
Rosa (1908-1967)
Nesta fase, conhecida como a "Fase Heroica", os artistas
buscam a renovação estética inspirada nas vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo).
Portanto, este período caracterizou-se por ser o mais radical e também,
pela publicação de revistas e de manifestos, bem como pela formação de grupos
modernistas.
Revistas
Klaxon (1922), Estética (1924), A Revista (1925), Terra Roxa e Outras
Terras (1927) e Revista de Antropofagia (1928).
Manifestos
Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924), Manifesto Antropófago
(1928),
Manifesto Regionalista (1926) e Manifesto Nhenguaçu Verde-Amarelo (1929).
Grupos
Chamada de "Fase de Consolidação", este momento é caracterizado
por temáticas nacionalistas e regionalistas com predomínio da prosa de ficção.
É um momento de amadurecimento. Na década de 30 a poesia brasileira se
consolida, o que significa o maior êxito para os modernistas.
Conhecida como fase "Pós
Modernista", não há um consenso a respeito de seu término.
Isso porque muitos estudiosos afirmam
que essa fase termina em 1960, enquanto outros, definem o fim dessa fase nos
anos 80.
Há ainda os que consideram que a
terceira fase modernista prolonga-se até os dias atuais.
Nesse momento, tem-se um predomínio e
diversidade da prosa com a prosa urbana, a prosa intimista e a prosa
regionalista.
Além disso, surge um grupo de
escritores denominado “Geração de 45”, muitas vezes chamados de
neoparnasianos, pois eles buscavam uma poesia mais equilibrada.
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