Prof.Semíramis
valor:
2,0
Leitura e interpretação de texto
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA DE
REDAÇÃO 2º ANO/2ºtrimestre
NOME______________________________________
Nº________ CLASSE_________.
PROF.SEMÍRAMIS
Valor:2,0
Leitura e Interpretação de Texto
O ideal seria escrever
... – Rubem Braga
Meu ideal seria escrever uma história
tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha
história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai
meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a
cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e
todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de
vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol,
irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa (que
não sai de casa), enlutada (profundamente triste), doente. Que ela
mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si
própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”
Que um casal que estivesse
em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher
bastante irritada como o marido, que esse casal também fosse atingido pela
minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a
irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má-vontade, tomasse
conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem
poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do
outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a
alegria perdida de estarem juntos.
Que nas cadeias, nos
hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão
fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos
limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário ((autoridade
policial) do distrito (divisão territorial em que se exerce
autoridade administrativa, judicial, fiscal ou policial), depois de ler minha
história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres
colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu
não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus
empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea
homenagem à minha história.
E que ela aos poucos
se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a
umpersa (habitante da antiga Pérsia, atual Irã), na Nigéria (país
da África), a um australiano, em Dublin (capital da Irlanda), a um
japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura,
a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da
China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: “Nunca ouvi
uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena
ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por
nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de
um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma
história do céu que se filtrou (introduziu-se lentamente em) por acaso
até nosso conhecimento; é divina.”
E quando todos me
perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia
que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a
contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem
ouvi um sujeito contar uma história...”
E eu esconderia
completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só
segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre
está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de
meu bairro.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
01) Por que o autor deseja escrever uma história engraçada?
02) Por que ele diz que a moça tem uma
casa cinzenta, e não verde, azul ou amarela?
03) Ao descrever um raio de sol, o
autor lhe atribui características que, de certa forma, se opõem às da moça.
Cite algumas dessas características opostas.
04) Como você interpretaria a oração
“que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria”?
05) O autor sonha em tornar mais
felizes e sensíveis apenas as pessoas de seu país? Justifique.
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