quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Numeral é uma das palavras que se relaciona diretamente ao substantivo, dando a idéia de número.
Exemplos:
- Andei por duas quadras.
- Fui a segunda colocada no concurso.
- Comi um quarto da pizza.
- Tenho triplo da idade de meu filho.
Classificação do numeral: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.
CARDINAL
Indica quantidade, serve para fazer a contagem.
ORDINAL
Expressa ordem.
MULTIPLICATIVO
Indica multiplicação.
FRACIONÁRIO
Expressa divisão, fração e partes.
COLETIVO
Indica um conjunto. Exemplo: centena, dúzia, dezena, década e milheiro.
*Observação: “zero” e “ambos” são considerados como numerais.
Diferença entre um artigo e o um numeral, um artigo indica indefinição do substantivo e o um numeral indica quantidade do substantivo.
Flexão dos numerais:
Alguns variam em gênero e número.
Dois – duas
segundo – segunda
Com funções adjetivas são variáveis.
- Ficou em coma por tomar doses triplas de veneno.
Números fracionários.
É meio-dia e meia (hora).




Cardinais
Ordinais
Multiplicativos
Fracionários
um
primeiro
-
-
dois
segundo
dobro, duplo
meio
três
terceiro
triplo, tríplice
terço
quatro
quarto
quádruplo
quarto
cinco
quinto
quíntuplo
quinto
seis
sexto
sêxtuplo
sexto
sete
sétimo
sétuplo
sétimo
oito
oitavo
óctuplo
oitavo
nove
nono
nônuplo
nono
dez
décimo
décuplo
décimo
onze
décimo primeiro
-
onze avos
doze
décimo segundo
-
doze avos
treze
décimo terceiro
-
treze avos
catorze
décimo quarto
-
catorze avos
quinze
décimo quinto
-
quinze avos
dezesseis
décimo sexto
-
dezesseis avos
dezessete
décimo sétimo
-
dezessete avos
dezoito
décimo oitavo
-
dezoito avos
dezenove
décimo nono
-
dezenove avos
vinte
vigésimo
-
vinte avos
trinta
trigésimo
-
trinta avos
quarenta
quadragésimo
-
quarenta avos
cinqüenta
qüinquagésimo
-
cinqüenta avos
sessenta
sexagésimo
-
sessenta avos
setenta
septuagésimo
-
setenta avos
oitenta
octogésimo
-
oitenta avos
noventa
nonagésimo
-
noventa avos
cem
centésimo
cêntuplo
centésimo
duzentos
ducentésimo
-
ducentésimo
trezentos
trecentésimo
-
trecentésimo
quatrocentos
quadringentésimo
-
quadringentésimo
quinhentos
qüingentésimo
-
qüingentésimo
seiscentos
sexcentésimo
-
sexcentésimo
setecentos
septingentésimo
-
septingentésimo
oitocentos
octingentésimo
-
octingentésimo
novecentos
nongentésimo ou noningentésimo
-
nongentésimo
mil
milésimo
-
milésimo
milhão
milionésimo
-
milionésimo
bilhão
bilionésimo
-
bilionésimo

                          
Tabela de Algarismos Romanos
I - 1 
II - 2 
III - 3 
IV - 4 
V - 5 
VI - 6 
VII - 7 
VIII - 8 
IX - 9 
X - 10

XI - 11 
XII - 12 
XIII - 13
XIV - 14
XV - 15
XVI - 16
XVII - 17
XVIII - 18
XIX - 19 
XX - 20 
XXX - 30 
XL - 40 
L - 50 
LX - 60 
LXX - 70 
LXXX - 80 
XC - 90 
C - 100 
CC - 200 
CCC - 300
CD - 400 
D - 500
DC - 600 
DCC - 700
DCCC - 800
CM - 900
M - 1000 
MM - 2000













Exercícios
Escreva (A) para artigo e (N) para numeral.
(   ) Recife, capital de Pernambuco, é uma linda cidade.
(   ) Viajei durante um mês inteiro, e você, durante quase dois.
(   )Meu apartamento fica no bloco um.
(   )Um menino passou correndo por ali.
(   ) Este corredor tem um metro de largura.
(   ) Quantos livros eu li? Apenas um.
(   ) Eu lhe dei um gatinho de presente de aniversário.

Leia os textos a seguir em que foram empregados numerais.

A- Sanduíche italiano (4 porções)
240 g de pão
180 g de mortadela em fatias
1 tomate cortado em rodelas
½ pimentão cortado em rodelas
8 azeitonas pretas, cortadas em tirinhas
2 colheres de chá de azeite
Orégano
Modo de fazer
Corte o pão ao meio e depois em 4 partes.
Divida os ingredientes sobre pedaços de pão.Regue com azeite, salpique o orégano e cubra com as outras metades de pão.

B- Médicos loucos

Dois loucos brincam de médico:
- Doutor, estou desesperado!
Eu acho que sou três.Não sei mais o que fazer...
- Calma! Deita aí que nós sete vamos resolver o caso!
                                                                                                                                 Seleção de piadas, ano 3, nº 17.São Paulo, Escala.

Responda às questões sobre os textos, observando o emprego do numeral.

a) Identifique os tipos de textos
A
B
b) Qual é o objetivo de cada um?
A
B
c) Circule nos textos os numerais e classifique-os.
A
B
d) Esses textos teriam o mesmo efeito sem os numerais? Por quê?
A
B
e) Esses textos tem interesse para que tipo de leitor?
A
B
f) Você é um leitor interessado nesses tipos de textos? Por quê?
A
B


Nenhum comentário:

Postar um comentário